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Doze coisas que você precisa saber sobre Ni no Kuni


Talvez você esteja se perguntando se deve ou não jogar Ni no Kuni, o RPG feito pela Level-5 em parceria com o estúdio Ghibli que saiu recentemente para o PlayStation 3. Vou resumir: sim. Ni no Kuni é um jogo fantástico. Se você é um fã de RPGs ou de filmes do Studio Ghibli (ou de diversão), não deixe esse jogo passar.
Essa é a versão curta. Agora vamos para a versão completa , em itens rápidos e fáceis de entender: doze coisas que você precisa saber sobre Ni no Kuni.

1

A primeira coisa que você vai reparar é como Ni no Kuni é lindo. Essa parte é óbvia. Mas o que você pode não notar logo de cara é a trilha sonora, executada pelo Coro Filarmônico de Tóquio, tão poderoso e amistoso como uma animação criada pelo Studio Ghibli.
Muitos RPGs japoneses têm músicas incríveis, mas Ni no Kuni tem uma trilha de verdade – em vez de músicas que grudam, os sopros e as harpas sobem e descem enquanto você anda pelo mundo, dançando como se estivessem em uma aventura junto com você. Parece que você está andando por um filme.

2

Você joga como Oliver, um garotinho que passa por algumas tragédias pesadas e acaba viajando para um novo mundo, onde ele tem que se tornar um feiticeiro para derrotar o gênio maligno Shadar e essa coisa toda. Então ele precisa encontrar vários Anciãos para ficar mais forte etc. Mas nada disso importa porque o apelo verdadeiro do jogo está na aventura e não na sua desculpa para seguir nela.
Então, sim, Oliver precisa de um motivo para atravessar desertos e florestas e vulcões em erupção, mas as paisagens e sons se justificam. O mundo de Ni no Kuni é surreal e maravilhoso, e vale a pena passear por ele.

3

A dublagem é fenomenal, boa o suficiente para me fazer repensar a ideia de que vozes em inglês não se encaixam bem com RPGs japoneses. O sotaque galês do Mr. Drippy rouba o show, mas todas as interpretações são extremamente bem feitas. Crianças são normalmente irritantes em jogos. Oliver, não. Ele dá a sensação de ser um humano de verdade, e mesmo quando você está perto de ficar cansado da inocência dele, a sua coragem cega e sincera é empolgante e faz você pensar “nossa, eu queria poder ser assim também”.
Como sempre, a Level-5 fez um trabalho excelente na localização. Esperamos que você goste de piadas com animais.
ninokuni

4

Você ganha seu próprio livro cheio de feitiços, histórias interessantes e até um idioma inventado, que te pede para pegar uma caneta e um papel no mundo real para poder decifrar Códigos Especiais. Quem fez a pré-venda do jogo nos EUA ganhou uma versão física desse livro, mas dá para ver tudo dentro do jogo. Parte guia de estratégia e parte fonte de histórias e referências, é o tipo de coisa que pode roubar uma ou duas horas do seu tempo.

5

A atenção a detalhes é absurda: a capa de Oliver voa com o vento, os inimigos correm de você se você for maior que eles, as cidades estão cheias de pequenos segredos e tesouros. Quando você pega algum objeto grande, Drippy o carrega em cima da cabeça. Uma das cidades tem uma lei que obriga todos a usarem traje de banho o tempo todo – então, naturalmente, seus personagens colocam roupa de banho toda vez que entram.

6

Ni no Kuni se parece muito com Dragon Quest VIII – um RPG fantástico, também da Level-5, de várias maneiras. Das piadas bestas com animais a caldeirões de fusão. Na maioria das vezes é ainda melhor. Esse é um JRPG tradicional, sim, mas ele também é inteligente, completo e moderno.

7

Um dos chefes é um gênio que provavelmente foi inspirado na atuação memorável de Robin Williams em Aladdin. Quando você o enfrenta, ele vai tirando objetos aleatórios de dentro de um caldeirão gigante: melancias, guarda-sóis, calcinhas e por aí vai.

8

Então, sim, Ni no Kuni é muito bom em fazer você sentir que está indo em uma aventura, uma aventura fabulosa cheia de personalidade e charme. Quando eu penso na lista mental de tudo que quero num JRPG (roteiro bom, personagens inteligentes, combate empolgante, um mundo recheado e várias coisas interessantes para ver e fazer), Ni no Kuni se encaixa em todas as categorias.

9

Há milhões e milhões de sidequests. Você pode ajudar um viajante a encontrar seu diário, caçar inimigos fortes para coletar recompensas, convencer pombos a voltarem para seu mestre. Pode aprender feitiços úteis de um feiticeiro fantasma. Pode levar o almoço de um trabalhador faminto na floresta. Essas sidequests ajudam a fortalecer seu grupo e te dão uma desculpa para subir de nível…

10

…o que é bom, porque o combate é difícil, e você vai precisar continuar lutando para manter seu grupo em forma. Existem vários chefes difíceis.

11

O combate, aliás, é brilhante. Uma mistura de sistemas de turnos com tempo real que é rápida e intensa. É um tipo de cruzamento de Dragon Quest, Tales e Pokémon. Você coleciona criaturas, aumenta o nível delas e lhes dá equipamento. Durante o combate, você pode se mover pela arena em tempo real, desviar de ataques inimigos e tentar ficar em uma posição boa para usar seus ataques físicos ou magias.
Quando você ataca ou defende, seu personagem fica preso nessa ação por uns 5 segundos. Você não pode mexê-lo enquanto ele está atacando ou defendendo. Você pode cancelar ações no meio, no caso de querer sair andando para coletar as esferas azuis e verdes que aparecem aleatoriamente e recuperam mana e vida. Você vai querer fazer isso com frequência, como, por exemplo, quando um chefe usa ataque especial e o único jeito de sobreviver é parar o que estiver fazendo e defender imediatamente.
As melhores estratégias dependem muito do tipo de chefe que você está enfrentando. Pode ser muito frustrante quando, no meio de uma magia, um inimigo te pega antes de você ter a chance de se defender. Mas a satisfação de derrubar inimigos assim vale muito a pena.

12

Existe uma rainha vaca e todos a chamam de “Your Moojesty” (“Sua Muujestade”). Isso é muito importante.
 

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