
Pintos. Por que sempre pintos? Antes do Miiverse, o fórum de usuários de Wii U, ser lançado, eu disse que ele seria um inferno de falos desenhados. Mal sabia eu que os usuários japneses de Xbox 360 lançariam a sua própria versão do serviço.
Mas vou te dizer: eu já sabia que a quantidade de genitais seria grande. Não é sempre assim?
O clone do Miiverse é chamado de “Xboxverse”. Em japonês o nome dele é “Hakoverse”, sendo que “hako” (箱) significa “caixa”, o que também é um dos apelidos do 360 por lá. Para ser claro, esse não é um esofço oficial da Microsoft, mas sim o trabalho dos (relativamente) poucos fãs japoneses da plataforma. Menos de mil unidades são vendidas no Japão a cada semana.

O Xboxverse roda no navegador e obviamente não faz parte da Xbox Live. Os membros da comunidade, entretanto, estão subindo desenhos no estilo do Miiverse – além de outros que seriam censurados rapidinho pela Nintendo.
Por enquanto, todos os desenhos de pintos parecem estar confinados ao fórum do jogo baseado em As Aventuras de Tintin. E há uma razão inteligente para isso. Eu disse inteligente? Quis dizer juvenil, perdão.

Em japonês, Tintin não se chama Tintin. O quadrinho (e o seu herói) são conhecidos como “Tantan”. A razão para isso é que em japonês, o som de “ti” soa como em portugês (normalmente romanizado como “chi”) e “chinchin” é um jeito de dizer “pênis”. O resultado seria algo como “As Aventuras do Pinto”. Nada muito legal.

Portanto, o tópico do Xboxverse no jogo de Tintin está cheio de falos e piadas com a pronúncia do nome. Pelo menos lá a “piada” faz algum sentido.
