Quando a id Software era uma máquina de fazer jogos revolucionários movida a pizza e refrigerante, os extremos John Romero e John Carmack eram acompanhados por uma galera nem tão fã de heavy metal e nem tão ninja de programação. Nesse grupo estava Tom Hall, um cara que curtia mais os aspectos cartunescos e engraçadinhos dos games. Ele foi o designer de Commander Keen, e agora está pedindo sua ajuda no Kickstarter para reviver o velho jogo de plataformas.
A ideia de Tom é criar um editor de jogos de plataforma e ao mesmo tempo lançar o primeiro jogo feito com essa ferramenta – Secret Spaceship Club. Visual colorido, clima infantil e um editor de fases que funciona em dois modos (simples e avançado) são as primeiras impressões que ficam desse Worlds of Wander, projeto que está no Kickstarter para conseguir US$ 400 mil até 1º de março [até a publicação deste post, 580 pessoas tinham investido um total de US$ 31.426].
Quando Commander Keen surgiu, no começo da década de 90, foi revolucionário por popularizar o “scroll lateral” suave no PC, coisa que até então só era possível nos consoles [a tecnologia já tinha aparecido brevemente em Dangerous Dave, feito por Romero com tecnologia do Carmack]. Tantos anos depois, e com um mundo que já viu LittleBigPlanet e dezenas de indie-plataforma incríveis, não sei se a ideia de Tom vai encontrar um público fiel para formar a “comunidade em torno do jogo” que ele cita no vídeo.
“O MP3 permitiu que qualquer um pudesse criar e compartilhar música facilmente. As câmeras digitais pegaram uma arte misteriosa e permitiram que qualquer um pudesse compartilhar imagens facilmente. É hora de fazer isso com os games”, diz a página do projeto no Kickstater.
Mas… será?

